São Luís é uma cidade de grande riqueza cultural e histórica, pronta para ser explorada tanto por moradores, quanto por turistas. E, para embarcar nessa viagem, nada melhor que começar pelas Casas de Cultura e museus da capital! Destacamos, agora, cinco locais para conhecer mais sobre a o modo de viver do povo ludovicense – e, claro, se apaixonar cada vez mais pela ilha. Confira!

Casa do Maranhão

As lendas, histórias e tradições maranhenses são traços encantadores da nossa cultura! Para vivenciar mais de perto as encantarias do estado, é só visitar a Casa do Maranhão, localizada na Rua do Trapiche, na Praia Grande. Exposições permanentes enchem os olhos de ludovicenses e visitantes, que, através da arte, revisitam e se surpreendem o passado e presente da terra.

A visitação é feita das terças-feiras aos sábados, das 9h às 18h, e aos domingos, das 9h às 13h30. Mais informações através do telefone (98) 3218-9955/9956.

Museu do Reggae

museu do reggae em sao luis

Você já ouviu uma “pedra da Jamaica” ou dançou um “melô”? Caso a resposta seja negativa e as expressões tenham soado estranhas, a dica é começar visitando o Museu do Reggae para conhecer mais de perto as características e dialetos deste ritmo que surgiu em terras jamaicanas, mas já é maranhense que só!

O local mostra a trajetória do estilo no estado e dá um aperitivo do porquê a capital é considerada a Jamaica Brasileira, através de seis ambientes que transportam os visitantes aos clubes de reggae da ilha. As visitas ao museu, localizado na Rua da Estrela (Centro Histórico) podem ser feitas de terça a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 13h.

Casa do Tambor de Crioula do Maranhão

casa do tambor de crioula do maranhao centro historico de sao luis

E por falar em ritmos que o maranhense ama, outra dica para quem quer vivenciar as manifestações culturais do estado é a Casa do Tambor de Crioula – ritmo musical e de dança reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo IPHAN.

Na Casa, que atua no processo de salvaguarda do Tambor, é possível conferir artefatos, fotografias e vídeos sobre a manifestação. Além disso, o local funciona para atividades como oficinas e palestras, além de contar com estúdio para gravação de CDs – voltados aos grupos do gênero – e de sediar vasta agenda cultural.

A Casa do Tambor de Crioula fica localizada na Rua Portugal, na Praia Grande, e pode ser visitada de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo das 9h às 13h.

Centro de Criatividade Odylo Costa Filho

centro de criatividade odylo cosa filho em sao luis

Artes visuais, cinema, teatro, literatura e diversas outras expressões artísticas fazem do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho um local essencial para quem quer apreciar a arte que se produz tanto em São Luís, quanto em outros estados e até países.

O Centro, localizado na Praia Grande, conta com sala de cinema – o Cine Praia Grande –, o Teatro Alcione Nazaré, biblioteca e espaços para exposição, além de sediar cursos de artes visuais, cênicas e dança. Mais informações através do número (98) 3218-9930.

Museu Histórico e Artístico do Maranhão

museu historico e artistico do maranhao

Uma viagem ao passado pode ser feita através do Museu Histórico e Artístico do Maranhão. O casarão construído no Século XIX, pertencente à família Gomes de Sousa, atualmente abriga grande acervo composto por mobiliário e objetos da época, além de pinturas, esculturas, documentos, fotografias, entre outros.

As visitações podem ser feitas de terça-feira a sábado, das 9h às 17h30, e domingo das 9h às 13h. O museu fica localizado na Rua do Sol, no Centro de São Luís. Mais informações pelo telefone (98) 3218-9920.

Agora que você já sabe os locais indispensáveis para conhecer mais da história e cotidiano ludovicense, é só fazer seu roteiro e partir para as visitas. Ah, não deixe de compartilhar esses momentos com a gente, através da hashtag #Generocidade, nas redes sociais, e siga acompanhando nosso portal para conferir mais dicas de museus, passeios e projetos que inspiram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *