Você acredita que a educação é capaz de transformar um indivíduo, uma comunidade e o mundo? Foi essa ideia que levou a Duci, nascida no bairro do Pão de Açúcar e formada em serviço social, a criar o projeto Cores do Mará, voltado ao desenvolvimento emocional em crianças das periferias da ilha.

“Até a minha adolescência o meu maior sonho era ter um banheiro com porta, tomar banho de chuveiro”, conta Duci. Ela explica que essas privações fizeram com que ela refletisse desde cedo sobre o meio em que estava inserida. “Minha mãe, muito sábia, me dizia que esse meio não determinaria o que eu me tornaria, que somente eu era responsável por isso”, completa.

No final da faculdade, a Duci se encontrou no empreendedorismo social, e fundou o projeto. A organização busca desenvolver indivíduos autoconfiantes e fortalecidos emocionalmente, que enxerguem além do que é visto das janelas de suas casas. São cidadãos que crescem conscientes e dispostos a praticar #Generocidade!

(Foto: Bruna Graciano)

O projeto atende, por meio de três oficinas, 60 crianças de cinco a 12 anos. Os espaços acontecem na escola Cintra, no bairro do Anil, e conta com 12 voluntários.

O Maranhão precisa de gente determinada a mudar as nossas estatísticas. Precisamos sair do discurso de potencial, e assumirmos a nossa potência. Levantamos essa bandeira e por isso criamos o movimento de #ColorirOMundoComAsCoresdoMará. O que temos de mais bonito e singular aqui, vai ecoar em todos os continentes. Acreditamos que os nossos baixos índices de desenvolvimento humano ficarão no apenas nos livros de história.

A Duci conta que os principais desafios do projeto são a captação de recursos, para dar seguimento às ações, e o engajamento das famílias no processo. Mas ela explica que, no final das contas, tudo vale a pena: “O principal fruto é perceber as crianças se desenvolvendo, receber o feedback positivo das famílias, e ver uma corrente do bem se mobilizando junto para fazer  as coisas acontecerem”, pontua.

Acredito que o dia mais importante da nossa vida é o que descobrimos o porque nascemos, o nosso propósito. Então, mergulhe dentro de si, encontre os seus porquês e mova todas as suas energias pra isso. Que tudo acontece, aparecerá com certeza muita gente para ajudar você a subir os seus degraus se você se entregar de todo o coração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *