Amor pela natureza e a vontade de ver São Luís florir. Foram esses os sentimentos que motivaram Denise Albuquerque a plantar 5 mil árvores e tornar a cidade que ela escolheu amar mais verde para as próximas gerações.

Natural de Londrina, no Paraná, a professora aposentada veio para a ilha nos anos 1970, esperando encontrar a natureza descrita por poetas como Sousândrade. Mas o que ela viu foi diferente. Então, decidiu agir e plantar ipês.

Dona Denise mobilizou quem estava por perto: o marido, os filhos e netos. Ela também cativou com essa ideia amigos e desconhecidos que a viam plantando pelas praças, rotatórias e taludes de São Luís.

Foi assim, com mudas e galões de água no carro da família e muita vontade de cuidar da natureza, que ela arborizou o bairro onde mora, o Recanto dos Vinhais, o São Francisco, Jaracaty, e vários outros pontos da cidade.

Pela boa ação, Denise ganhou o título de cidadã ludovicense. Mais do que isso, alcançou a admiração de muita gente. E o que ela quer é incentivar cada vez mais pessoas a colorirem a cidade com ipês e árvores frutíferas.

“Em verdade, o que eu faço é muito pouco. Não é mais do que minha obrigação. Minha cidade está aí, e eu preciso cuidar dela. Que eu faça a minha parte! […] Eu acho que isso é o mais importante. É preciso que a gente deixe de achar que prédio é importante, que cimento armado é importante. Não, o que é importante é a natureza.”

Essa é a mensagem de quem age para mudar a realidade de onde vive e fala com orgulho do sentimento de gratidão gerado pela #Generocidade!

Ficou com vontade de conhecer mais sobre a história da dona Denise? Acompanhe o movimento no Facebook, Instagram e Twitter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 Comentários

  1. leila de cassia Moraes cerqueira Responder

    Dona Denise, eu como Ludovicense só tenho que deixar aqui registrado minha gratidão por esse gesto de nobreza da sua parte. Sempre contemplo os Ipês e pensava de quem é essa mão de anjo só agora depois de tanto tempo venho descobrir que são suas. Que Deus ilumine sua vida para que seja sempre bela como a florada dos Ipês.

  2. Odila Motta Responder

    Parabéns D. Denise! São atitudes como essa que transformam o nosso ponto de ver que podemos ajudar a mudar
    o mundo! E as pessoas tomem mais consciência em preservar, cultivar e plantar essa semente tão bela de sua parte em ajudar a natureza e a nossa bela São Luís.

  3. Paulina Responder

    Boa tarde Dona Denise, eu amo a natureza se eu podesse morária no meio da floresta, a partir de hoje você terá o meu respeito e admiração pelo seu lindo trabalho pela nossa São Luiz que precisa de gente como você é sua linda família.
    Se possível gostaria de conhece-lá e se poder fazer parte desse seu lindo trabalho pela natureza. Parabéns.

  4. Paulina Responder

    Boa tarde dona Denise, pessoas como vc que faz a diferença não só em nossa cidade mas no mundo.
    Se algumas pessoas fossem iguais a vpaulinaocê o planeta seria bem melhor e com serteza seria mais verde e mais florido. A partir de hoje terá o meu respeito e admiração, gostaria de conhece-lá pessoalmente e se possível fazer parte dessa sua jornada de trabalho. Um abraço.

  5. Thiago Soares Responder

    Dona Denise, que depoimento emocionante! Eu nunca me importei muito com as árvores até o dia que eu decidi ter plantas na minha casa. Quando a gente coloca uma semente na terra e vê aquela muda crescer e desenvolver, a custas de muito empenho, uma luz surge na nossa cabeça e nos faz refletir sobre o trabalho que a natureza tem pra dar vida a estas belas árvores. Com isso em mente, começamos a reparar nas árvores ao nosso redor e nos entristecemos ao ver árvores magníficas, seculares e frondosas serem derrubadas para dar lugar ao concreto. O seu trabalho muda a nossa cidade e munda o mundo. Ele nos inspira a plantar mais e cuidar das árvores que já temos. Obrigado!