A arte tem o poder de mobilizar, despertar sentimentos positivos e mudar realidades – e aqui, em São Luís, dois publicitários decidiram usar ilustrações para fomentar a prática de boas ações e de #Generocidade. Gabriel Sá e Ronny Meireles, responsáveis pela Emaranhado, empresa de vestuário com estampas que retratam a cultura maranhense, decidiram disponibilizar quadros em pontos estratégicos da cidade. O pagamento para levar as peças? Praticar boas ações, que vão de alimentar animais de rua a fazer crianças sorrirem.

“O objetivo é criar uma rede de benfeitoria na cidade, fazer com que as pessoas se ajudem e colaborem com o bem estar das pessoas da própria São Luís”, comenta Gabriel. Ele é responsável por fazer as ilustrações da marca e do projeto, enquanto Ronny fica encarregado pela curadoria e geração de ideias.

A primeira edição do “Emaranhado Por Aí” ocorreu em novembro de 2018. Na ocasião, 12 quadros foram distribuídos pela cidade, em locais como terminais de integração, praças e outros pontos turísticos. “Eu dava dicas no Instagram de onde ficariam, e as pessoas já ficavam naquela [expectativa] de onde o quadro poderia estar”, conta o ilustrador e publicitário. Junto ao quadro, o “sortudo” encontrava orientações sobre a boa ação que deveria realizar.

“Às vezes a vida é tão corrida e a gente não para pra prestar atenção nas pequenas coisas […] Pra mim, é muito importante ser esse canal”, pontua. A ideia, explica Gabriel, é seguir realizando as ações todo fim de ano, reforçando o uso da arte como algo que muda vidas. “Quando eu comecei a desenhar, sentia necessidade daquilo que eu fazia ter uma função, além do decorativo. Por isso, a gente faz camisa que é arte pra vestir, associa os quadros com benfeitoria”, explica o idealizador.

Para aqueles que querem realizar boas ações ou possuem ideias de projetos, o Gabriel dá a deixa: “Vá lá e apenas faça. Às vezes você tá com medo, receio de fazer… o mais importante é ter a vontade de fazer algo diferente. O limitador é só nossa cabeça, e a gente pode muito mais do que imagina”.

Para ficar por dentro das ações da Emaranhado, basta acessar as contas no Instagram @souemaranhado, @gabriel_emr e @ronnymeirelesphoto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *