Fazer acontecer. É este o lema de um maranhense – e ludovicense de coração – que se move para tornar São Luís uma cidade melhor. Ele é o Jair: uma figura peculiar com seus dreadlocks, barba e roupas despojadas. Desde 1985 na ilha, o parnaramense é um exemplo de proatividade e ação para tornar a cidade mais viva e praticar #Generocidade.

Jair trilha pelo Centro Histórico de São Luís, sobretudo entre o casarão por ele ocupado (de forma consentida pela proprietária), que funciona como bar e espaço para exposições de arte, e a Fonte do Ribeirão, um dos mais belos pontos turísticos da cidade. Ele é responsável por guiar os passeios nos túneis da região – famosos por abrigar, segundo a lenda, a Serpente Encantada.

“Em 2017, conversando com o pessoal do Burgernight [hamburgueria localizada na Fonte], me alistei para os passeios”, conta Jair. As visitas ocorrem aos domingos, às 15h. “Há um túnel de 80 metros em linha reta, que abriga várias fontes de águas perenes”, explica. Para realizar o percurso guiado, o visitante paga R$ 3,00.

Além disso, Jair atua como militante verde, plantando mudas pela cidade, e encoraja os demais cidadãos a manter os espaços públicos limpos e repletos de cores. “Plantar verde foi uma coisa que partiu de mim. É mais vida bonita no mundo”, defende, dando a deixa para quem também quer atuar em prol de São Luís: “As pessoas têm que fazer acontecer. Só falar e esperar não rola!”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *