Ter um estilo de vida sustentável é algo que muita gente almeja. Mas a rotina puxada de afazeres pode se tornar um empecilho e colocar em segundo plano essas mudanças de hábito. No entanto, ainda assim é possível praticar #Generocidade no dia-a-dia com ações simples e totalmente adaptáveis, criando um impacto positivo no meio ambiente e no lugar em que você vive!

Mudando a mentalidade

O primeiro passo é mudar a forma de pensar e focar nos verbos certos. Reduzir, reutilizar e reciclar são as palavras-chave para ter um estilo de vida consciente! Pequenas escolhas que você faz no seu cotidiano podem fazer toda diferença.

Para citar apenas alguns exemplos, trocar os copos de plástico por uma xícara no trabalho, reduzir a quantidade de impressões e reutilizar papéis para rascunho, separar resíduos recicláveis e levar em pontos de coleta, entre outras práticas, são ótimas formas de começar. O caminho é entender o que se adapta melhor à sua rotina e começar com pequenas mudanças.

Hora de comer!

Já pensou em ter temperos, ervas e outros alimentos frescos direto do seu quintal ou jardim para a mesa? Além de contribuir para deixar a casa mais verde, a qualidade e vida tende a melhorar com o cultivo de uma horta em casa.

E se você acha que é preciso ser um expert ou ter muito espaço para cultivar, acredite: existem tipos de plantas, técnicas e dicas bastante práticas para quem não tem experiência no assunto.

Caso você queira, ainda, expandir a ideia de ter um cultivo para a sua vizinhança, já destacamos no portal da #Generocidade como criar uma horta comunitária, com algumas sugestões.

Outra dica que diz respeito à alimentação é preparar comida para vários dias, e, assim, utilizar menos gás e otimizar tempo. O desperdício na cozinha também pode ser evitado com receitas que aproveitam as partes dos alimentos que iriam para o lixo – o qual, por sinal, você pode dar um destino melhor através da coleta seletiva e de um sistema de compostagem.

Viu como adotar um estilo de vida com sobriedade e leveza não é um bicho de sete cabeças? Se essas dicas inspiraram você a repensar seus hábitos, não deixe de compartilhar as mudanças com a gente através da hashtag #Generocidade nas redes sociais!

Leia também:

Saiba como fazer uma horta comunitária no seu bairro
Saiba onde descartar seu lixo corretamente em São Luís

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *