Olhar com carinho para a nossa cidade e registrar, pela arte, detalhes que às vezes passam despercebidos: é esse o objetivo do grupo Urban Sketchers Slz (USkSLZ). O coletivo reúne há mais de sete anos artistas apaixonados por São Luís, que se encontram para desenhar a ilha.

O Társis Aires, um dos fundadores do USkSLZ – que existe, também, em outras cidades ao redor do mundo –, conta que o grupo tem documentado lugares significativos de toda a cidade, algum deles em perigo de desaparecimento e outros que têm grande importância histórica mas não são reconhecidos.

O fato de andarmos por toda a ilha, não apenas pelo centro histórico oficial, gera aproximações entre os habitantes dos outros bairros e paisagens de grande significado invisibilizadas pela correria cotidiana.

O coletivo se reúne pelo menos uma vez por mês, para desenhar locais escolhidos por votação. Os resultados são exibidos em exposições coletivas e nas redes sociais do USkSLZ, além de oficinas gratuitas em universidades, escolas e eventos.

Pro Társis, a dica pra quem quer praticar a #Generocidade é começar, juntas pessoas com interesses comuns e dar o primeiro passo!

As surpresas geradas pela força da iniciativa, da ação e pelo impacto positivo que algo assim gera nas pessoas e nos lugares nos dão forças pra continuar e nos ensinam – junto aos erros – os métodos mais efetivos.

Quer conhecer mais sobre o Urban Sketchers Slz? É só acompanhar o Instagram do grupo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *