O primeiro passo para mudar a sua realidade é claro: começar! E isso inclui viver com mais consciência em relação ao que consumimos e descartamos. Você já pensou em fazer coleta seletiva na sua casa e impactar o meio ambiente de forma positiva, por exemplo? Nesse post, separamos algumas dicas para iniciar essa prática. Confira!

Antes de comprar, repensar

Ao separar o lixo da sua casa, você já se assustou com um grande número de embalagens, pacotes e recipientes? Isso pode ser evitado desde o momento da compra dos produtos. Repensar se você realmente precisa, ou se é possível comprá-los a granel ou em refil é essencial para reduzir o impacto ambiental.

Separe o material

Existem várias categorias de materiais que podem ser resumidos em dois tipos: os que podem ou não ser reciclados. Entre aqueles que não entram na coleta seletiva, estão o lixo orgânico (restos de comida), latas de tinta, espelhos, adesivos ou papel carbono, remédios, etc. Já os recicláveis, se dividem em papel, vidro, metal e plástico.

E atenção: os materiais que serão reciclados precisam estar limpos e secos, para que o processo seja feito da forma correta!

A destinação certa

Agora, que você separou os resíduos, é só destinar ao local correto. Em São Luís, existem várias formas de descartar o lixo corretamente, a exemplo dos Ecopontos e do pontos do Ecocemar. Você pode ler, aqui, como utilizar esses serviços e conferir outros locais e cooperativas que aceitam materiais recicláveis.

Viu como é simples fazer coleta seletiva e praticar ações conscientes no seu dia-a-dia? Se esse post te inspirou a mudar a sua relação com o meio ambiente, não deixe de compartilhar com a gente, com a hashtag #Generocidade.

Leia também:

Pequenas mudanças para ter um estilo de vida sustentável
Saiba onde descartar seu lixo corretamente em São Luís
Veja como fazer uma horta comunitária no seu bairro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *